• Se junte ao projeto que vai

    revitalizar nosso Espaço Verde

  • Espaço Verde Alameda Jáu

    Fase do projeto: Co-criação

    OS REALIZADORES:

    Irene Perenes + 4 realizam uma Co-Criação para definir um projeto colaborativo de revitalização para a Praça Jaú e estão em busca de vizinhos que queiram contribuir para viabilizar essa transformação.

    Compartilhe esse projeto:

    facebook, whatsapp, twitter, email

  • O PROJETO:

    Quem somos?

    Espaço Verde Alameda Jaú é o nome por nós adotado para nossa querida praça localizada na Alameda Jaú, nº 69. Somos um grupo de moradores dos Jardins, admiradores deste espaço único, somos compostos por pais, amantes dos animais e do verde e, principalmente, apreciadores da beleza e do refúgio proporcionado pelas praças da cidade de São Paulo.

     

    O que já fizemos?

    Há cerca de cinco anos iniciamos a recuperação dessa área, que estava abandonada, coberta de mato e servindo de banheiro público para mendigos e outros transeuntes.

     

    Com nossas primeiras ações, a Prefeitura instalou ali um playground e equipamentos para exercícios físicos, e a praça passou a servir também a pais e mães de crianças pequenas, além de idosos com seus cuidadores.

     

    Trata-se de um raro local na região onde convivem harmoniosamente crianças e animais, trabalhadores que ocupam as mesas de concreto para fazer seus lanches e cidadãos que querem usar os equipamentos de ginástica ou simplesmente descansar.

     

    Foram os frequentadores habituais, especialmente os que levam seus cães para passear e correr, que se organizaram em grupos de voluntários para higienizar e melhorar a área, eliminando focos de insetos e pragas, retirando restos de comida que poderiam atrair ratos e recolhendo o lixo.

     

    A limpeza é feita diariamente e organizamos mutirões semanais para outras melhorias.

    Nos unimos para melhorar nossa cidade

    O nosso Espaço Verde já conta com uma pequena horta, cuidada por integrantes da comunidade, além de algumas árvores frutíferas, como abacateiros, amoreiras, coqueiros, bananeiras, mamoeiros, pitangueiras, limoeiros, pés de acerola e tamarindo.

     

    A iluminação foi recuperada pela ação junto ao poder público e a grade, que havia sido danificada pela queda de uma árvore, foi refeita com recursos coletados entre os frequentadores.

    Participe de nosso grupo

    É com este espírito de apropriação e ocupação benéficas do espaço público que gostaríamos de abraçar o que acreditamos ser a nossa missão e dever como cidadãos, de acolher, cuidar e devolver à cidade este Espaço Verde Alameda Jaú, que merece ver seus dias de glória em benefício de todos nós: nossos filhos, famílias e toda a sociedade paulistana.
     

    Nos ajude a concluir esta missão, cujo resultado será um presente, uma joia verde, que fará do nosso bairro e da nossa cidade um pouquinho mais verde e acolhedores!

     

    Atualmente temos conseguido fazer a manutenção e cuidados mínimos necessários através de pequenas contribuições laborais, financeiras ou de contatos com as instituições municipais.

     

    Com pequenas intervenções, o Espaço Verde Alameda Jaú poderia receber com mais conforto grupos interessados em promover aulas de yoga, meditação e outras atividades de saúde e lazer, como já acontece eventualmente.

     

    Venha se juntar a esta missão de cidadania.

    A Praça que queremos

    Temos o objetivo de trazer novas melhorias ao nosso Espaço Verde, promovendo uma revitalização geral do local, dando mais segurança a todos.

     

    Entre as melhorias pretendidas está a separação da praça em espaços para crianças e cães, para que pais e proprietários de cães possam conviver em segurança, com menores riscos de acidentes.

     

    Gostaríamos de instalar um “espaço saúde”, onde, além dos equipamentos de ginástica já existente, o Espaço Verde poderia receber grupos interessados em promover aulas de yoga, meditação e outras atividades físicas.

     

    Gostaríamos, também, de providenciar a manutenção e melhoria dos brinquedos do parquinho, garantindo a boa qualidade e segurança do equipamento utilizado pelas crianças que frequentam o nosso Espaço Verde.

     

    Nos ajude a concluir esta missão, cujo resultado será um presente, uma joia verde, que fará do nosso bairro e da nossa cidade um pouquinho mais verde e acolhedores!

    LOCALIZAÇÃO:

    Participe do projeto e Contribua com nossa Praça

    FORMAS DE CONTRIBUIR: